Bio Blog

Chega mais, perna.

O sistema reprodutor é um termo aplicado a um grupo de órgãos necessários ou acessórios aos processos de reprodução. As unidades básicas da reprodução sexual são as células germinais masculinas e femininas.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

O sistema reprodutor masculino é formado por:
• Testículos ou gônadas
• Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.
• Pênis
• Escroto
• Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.

Testículos: Produzem os espermatozóides e o hormônio sexual masculino, a testosterona, que tem por função:

• Estimular os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano.
• Estimular o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo.
• Produzir o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares.
• Ampliar a laringe e torna mais grave a voz.
• Fazer com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados.

Canais deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais.

Vesículas seminais: fornecer um líquido, que junto a secreção prostática, ativa o movimento vigoroso dos espermatozóides após a ejaculação

Próstata: glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozóides.

Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.

Pênis: é considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso. Na extremidade do pênis encontra-se a glande, ou “cabeça” do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra.

Image Hosted by ImageShack.us


SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


O sistema reprodutor feminino é formado por:
• Ovários
• Tubas uterinas ou de Falópio
• Útero
• Vagina
• Genitália externa

Vagina: é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen. A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.

Genitália Externa ou Vulva: é delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lábios são recobertos por pêlos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem.

Ovários: são as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos que serão vistos mais adiante.

Tubas uterinas, ou de Falópio: são dois ductos que unem o ovário ao útero.

Útero: órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa e com formato de pêra invertida. É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas, o endométrio.

Image Hosted by ImageShack.us

Para saber do processo de gravidez e o parto acesse (animações muito boas):

http://www.unifesp.br/grupos/rhumana/gravidez2.htm


0 comentários:

Postar um comentário