Bio Blog

Chega mais, perna.

O sistema nervoso é o sistema de envio de mensagens elétricas no nosso corpo. Por ser mais rápido, esse tipo de mensagem garante maior eficiência no controle direto ou não dos processos vitais do corpo.

Funções do Sistema Nervoso:

• Função Sensorial – transmissão de informações geradas por estímulos periféricos de dentro ou de fora do corpo para diferentes centros nervosos, que analisam e processam essas informações.

• Função Motora – controle das contrações musculares (esquelética e lisa) e as secreções das glândulas do corpo.

• Função Integradora – processamento de informações e reação de resposta do organismo. Implica a avaliação das sensações e do interesse em armazená-las ou não.

• Função de Manutenção da Homeostase

• Função Neurócrina – secreção de substâncias.

A Organização e o Funcionamento do Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso Humano é constituído por:

1. Sistema Nervoso Central (SNC)
1.1. Encéfalo (cérebro, cerebelo, bulbo)
1.2. Medula espinhal (medula raquidiana)

2. Sistema Nervoso Periférico (SNP)
2.1. Nervos cranianos (12 pares)
2.2. Nervos espinhais (nervos raquidianos – 31 pares)

3. Sistema Nervoso Autônomo (SNA)
3.1. Simpático
3.2. Parassimpático

Image Hosted by ImageShack.us




1. SNC

O Encéfalo

O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. As três principais vesículas do encéfalo são o cérebro (telencéfalo), o cerebelo (metencéfalo) e o bulbo (meincéfalo), do qual parte a medula espinhal.

O Cérebro

O cérebro humano pesa em média 1450g e possui grossas pregas, chamadas circunvoluções. É formado por dois grandes hemisférios (o dirieto e o esquerdo) ligados por um grosso corpo caloso, constituído por fibras que associam os centros nervosos de ambos.
A superfície externa cerebral, denominada córtex, é constituída de matéria cinzenta e é onde ficam camadas de neurônios (cerca de 10 bilhões). As ramificações destes formam uma complexa rede, cujas fibras convergem para a matéria branca (no interior). É no córtex que acontece o controle sensorial e o motor.
Na região ventral do cérebro são bem visíveis os doze pare de nervos cranianos que podem ser sensoriais, motores ou mistos.
O cérebro também é sede da inteligência e da memória.

O Cerebelo

O cerebelo também é formado por dois hemisférios e uma porção média alongada. Ele coordena as funções motoras, evitando uma sobrecaraga do cérebro, garante um certo automatismo aos movimentos e um ajuste adequado deles a cada momento. Também é responsável pela manutenção do equilíbrio o do tônus muscular.

A Medula Espinhal

A medula apresenta a matéria cinzenta em seu interior, ao contrário do cérebro e do cerebelo, onde, já se sabe, concentram-se os neurônios. A matéria branca, periférica, é formada por longos feixes de fibras transmissoras de informações nervosas que entram ou saem do cérebro. Ao logo dela, partem 31 pares de nervos espinhais, ligados a duas longas cadeias de gânglios nervosos.

As Meninges e o Liquor

Além da caixa craniana e das vértebras, as meninges (dura-máter, a mais grossa, aracnoide e pia-máter, fina) o liquor (líquido que preenche o espaço entre as duas membranas mais delicadas) são importantes protetores do sistema nervoso central, em especial de choques mecânicos e da desregulaçõa da pressão no interior de todo o sistema nervoso.


2. SNP

Os Nervos e Gânglios

Os nervos são formados por axônios, dendritos ou ambos.
Em termos funcionais, eles podem ser sensoriais (formados por dendritos e direcionados aos centros nervosos) ou motores (formados por axônios e direcionados para os órgãos efetuadores).
Em termos de localização, podem ser cranianos (12 pares), partem do cérebro, ou espinhais (31 pares), partem da medula.
Os gânglios são pequenos aglomerados de neurônios e funcionam como centros nervosos secundários estão interligados entre si e ao corpo.


3. SNA

É o responsável pela regulação autônoma de todos os ógão viscerais.
As fibras nervosas do SNA não estão ligadas diretamente aos ógãos que devem controlar. As pré-ganglionares originam-se de neurônios localizados no encéfalo e na medula e terminam em sinapses* no interior de gânglios. Desses ganglios partem as fibras pré-ganglionres, que vão até o interor dos órgãos viscerais.

Divide-se em:

Simpático – formado por uma cadeia de gânglios situados dos dois lados d amedula e, ao longo das regiões torácicas e lombar. Eu neurotransmisso ré a adrenalina e por isso suas fibras são nomeadas adrenérgicas.

Parassimpático – parte do cérebro e da região sacra da medula. Suas longas fibras (pré-ganglionares) chegam aso gânglios parassimpáticos, que se localizam nas paredes dos órgãos viscerais. Nesse caso, o neurotransmissor é a acetilcolina e suas fibras são as colinérgicas.
A integração entre essas subdivisões os órgão viscerais são antagônicas: ora estimulando, ora inibindo suas funções. O mecanismo depende basicamente da ação integrada dos dois sistemas. Qualquer aumento de estimulação em um órgão provoca um aumento proporcional de inibição, por parte da fibra antagônica, que leva ao equilíbrio da função. É como se tivéssemos um acelerador e um freio agindo simultaneamente e, ajustando, a cada instante, a velocidade de funcionamento do órgão.

Image Hosted by ImageShack.us


* As sinapses ocorrem no contato das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois as estruturas estão próximas, mas há entre elas a fenda sináptica. Dos axônios são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

Image Hosted by ImageShack.us


CURIOSIDADES



Como assim "foi bom"?

Pesquisadores descobriram que, em determinadas circunstâncias, sexo pode causar um tipo de amnésia temporária. Eles descrevem dois casos de homens que perderam a memória após terem relações com as esposas. Imagina-se que a explicação para isso é que durante o sexo, o sistema nervoso simpático é ativado, criando alta pressão nos vasos sangüíneos e diminuindo a circulação no sistema nervoso central. Conseqüentemente isso provocaria o lapso de memória.


Misteriosa capacidade mental de deficientes

A ciência não consegue explicar porque alguns deficientes possuem extraordinária capacidade para realizar cálculos mentais ou memorizar sons. Na Alemanha, havia um excepcional, absolutamente incapaz de entender qualquer coisa, que gastou exatos 54 segundos para multiplicar 79 milhões 532 mil 853 por 93 milhões 757 mil 479. Outro deficiente, Tom Fuller, que vivia nos Estados Unidos, levou dois minutos para responder que havia 47 milhões e 304 mil segundos em um ano e meio.

1 comentários:

Muito bom. Legal

Postar um comentário