Bio Blog

Chega mais, perna.

São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos.Sendo que é um movimento desses elementos químicos através da atmosfera e Biosfera.
Os principais ciclos são os do oxigênio,nitrogênio,carbono e da água.


Ciclo do Oxigênio


É o ciclo na qual o oxigênio se movimenta na atmosfera ,litosfera e na biosfera.Esse ciclo é mantido por processos tanto físico,como geológicos,como também hidrológicos,que movem vários elementos de um lugar a outro.Satisfazendo então as necessidades de todos os seres vivos.
O fator mais primordial na produção do oxigênio é a fotossíntese,na qual regula o gás carbônico em relação ao gás oxigênio na atmosfera,ou seja,ela transforma o dióxido de carbono + a água em oxigênio e açúcar,proporcionando a produção de oxigênio.

Ciclo do Nitrogênio


É considerado como o ciclo mais complexo onde o nitrogênio circula através de seres vivos e do solo,sendo utilizado pelos organismos vivos para produção de moléculas necessárias para o desenvolvimento dos mesmo como as proteínas.
Esse processo conta com a fixação,onde o nitrogênio é capturado da atmosfera em estado gasoso e depois é convertido em outras formas bastante acessíveis para vários processos,como a:

• Fixação biológica (na qual as bactérias capturam o nitrogênio e depois as transforma em componentes úteis para os seres vivos).

• Fixação atmosférica: Os relâmpagos são ótimos exemplos,pois a energia elevada separa as moléculas de nitrogênio,se ligando então com as moléculas de oxigênio existentes no ar,virando monóxido de carbono,onde depois é dissolvido na água da chuva,e em seguida é expandido pro solo.

Entre outros processos dentro do ciclo do Nitrogênio.

Ciclo do Carbono


É a captura de CO2 por diferentes elementos que compõe a Biosfera.Pode ser tanto considerado um ciclo lento (geológico),ou um ciclo rápido(biológico).
Geológico porque mostra o esquema na qual o carbono já possuía esse ciclo há milhares de milhões de anos,no qual foi evoluindo de forma lenta ao decorrer do contexto histórico terrestre.
Biológico porque se afirma que ocorre renovação de atmosférico a cada 20 anos,além também de ser citado dentro do processo de fotossíntese.
O Ciclo envolve a fixação dos átomos contidos nas moléculas de gás carbônico presente na atmosfera e depois é convertido em substâncias a partir do metabolismo fotossintético dos organismos autotróficos e depois são aproveitados pelo organismo produtor ,e que depois serve de nutrientes para os outros consumidores até finalizar nos decompositores.

Ciclo da Água


Se inicia com a Energia Solar que efetua na Terra,através da evaporação,acontece a transferência da água da superfície terrestre( oceanos,lagos,rios,água que está presente no solo,transpiração de plantas) para a Atmosfera,passando do estado líquido,para o estado gasoso.Também por transpiração (plantas e animais) e da sublimação.
Com isso,a evaporação se eleva (principalmente nos oceanos),em seguida o vapor d’água é transportado pela circulação atmosférica e se condensa ao longo do percurso ( se transformando em nuvens),se regressando em forma de precipitação (chuvas),é assim que ela volta para a atmosfera.

0 comentários:

Postar um comentário