Bio Blog

Chega mais, perna.

Muitas pessoas conhecem a ecologia pelo senso comum, por ser um nome utilizado em variados meios, como reportagens e documentários, para fazer menção ao meio ambiente. Resumidamente, denomina-se ecologia o estudo das inter-relações entre os organismos vivos e o meio físico, e dentro desse assunto surgem algumas definições.

População


Em Biologia define-se como um grupo de indivíduos que acasalam uns com os outros, produzindo descendência. Uma espécie pode incluir uma ou mais populações separadas. Uma população pode consistir em apenas alguns indivíduos ou em milhões deles, desde que esses indivíduos de fato produzam descendência. Um grupo de indivíduos que não se pode reproduzir não constitui uma população. Assim, por exemplo, as últimas 10 andorinhas da subespécie Ammodramus maritimus nigrescens, nativa do Sul dos Estados Unidos, não constituíam uma verdadeira população, pois eram todos machos.

Taxa de crescimento populacional


O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo.

Taxa de natalidade :
É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os nascimentos ocorridos durante um ano, multiplicando-se por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta.


Taxa de mortalidade:
É a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os óbitos ocorridos durante um ano, multiplicando-os por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta.





Curvas de crescimento populacional
:

As populações estão continuamente sofrendo alterações em seu tamanho, devido às taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração, mas o tamanho das populações naturais permanece em equilíbrio, em harmonia com os fatores abióticos que interferem na estrutura destas populações.O potencial biótico de uma população é a sua capacidade de reprodução e, portanto, de aumentar o número de indivíduos em certa área, em condições favoráveis. A resistência ambiental é a própria ação da seleção natural sobre as populações, tais como a limitação de alimento e espaço, competição intra e interespecífica, predação, parasitismo, entre outros fatores.


Comunidades biológicas


Do ponto de vista da ecologia, comunidade é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si.
Nicho ecológico é o modo de vida de cada espécie no seu habitat. Representa o conjunto de atividades que a espécie desempenha, incluindo relações alimentares, obtenção de abrigos e locais de reprodução, ou seja, como, onde e à custa de quem a espécie se alimenta, para quem serve de alimento, quando, como e onde busca abrigo, como e onde se reproduz.
As interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica são genericamente denominadas relações ecológicas e são divididas em intra- especificas e interespecíficas.

Tipos de relações:

•Colônia: quando os indivíduos são unidos,atuando em conjunto.Ex: corais.

•Sociedade: indivíduos independentes,que trabalham de forma organizada cooperativamente.Ex: abelhas.

•Competição intra- específica:são seres de espécies diferentes que disputam os recursos do mesmo meio .Esse tipo de competição existe praticamente em quase todas as espécies.

•Protocooperação :indivíduos que se associam para beneficio de ambos.Ex: caranguejo eremita e anêmona do mar.

•Inquilinismo : usa outro individuo de moradia,sem prejudicá-lo.Ex: plantas epífitas sobre árvores.

•Herbivoria : animais herbívoros.Ex: gado ,que se alimenta de capim.

•Predação :animais carnívoros.Ex: gavião ,que devora outros pássaros e roedores.

•Competição interespecífica :animais de nichos similares disputam recursos do mesmo meio.Ex: animais que se alimentam do mesmo tipo de plantas.

•Comensalismo :se alimentam de restos da alimentação d outros animais ,sem prejudicá-los. Ex: abutres,que aproveitam o resto das presas dos leões.

•Mutualismo:indivíduos que se beneficiam de sua associação e é fundamental para a sobrevivência de ambos.Ex: algas e fungos que formam os liquens

•Parasitismo : indivíduos q parasitam outro indivíduo,causando prejuízos.Ex: lombrigas que parasitam o intestino humano.

Níveis tróficos


Níveis tróficos: são os níveis da cadeia alimentar, que são caracterizados de acordo com o tipo de alimentos que os organismos consomem,representa o conjunto biótico de um mesmo ecossistema,onde possuem hábitos alimentares semelhantes.
Os componentes bióticos são classificados em: autotrófico e heterotrófico.

Autotróficos: São os indivíduos que produzem seu próprio alimentos, transformando matéria inorgânica em matéria orgânica, com a utilização da energia solar. Ex: algas fotossintetizantes e os vegetais (folhas clorofiladas).

Heterotróficos:São indivíduos que não produzem seu próprio alimento, e necessitam adquirir através do hábito alimentar . Ex: os invertebrados e os vertebrados.
Os niveis tróficos começam com os organismos autotróficos(produtores),consumidores (primários,secundários,terciários...) e termina com os decompositores.
Os consumidores primários são os que se alimentam dos produtores,os herbívoros.Os que se alimentam dos consumidores primários ,são chamados de consumidores secundários,e assim por diante.Continuando assim até chegar no nível dos decompositores,que se alimentam da matéria orgânica (indivíduos mortos).

Biomas


A definição exata varia de autor em autor, mas, com certa abrangência, podemos dizer que bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico com vegetação, macroclima, solo e altitude dominantes.
No mundo, há a classificação de 11 biomas principais, sendo eles:

• florestas tropicais úmidas
• tundras
• florestas tropicais secas desertos
• desertos frios
• desertos árticos
• florestas pluviais
• bioma mediterrâneo
• savanas
• florestas temperadas de coníferas
• desertos quentes
• prados temperados

Entretanto, a convergência desses biomas não é abrupta, como se uma linha simplesmente os separasse. Há, em geral, uma faixa de transição com características de ambos que, porém, não pode ser considerado como outro bioma.
No Brasil, há a predominância de 6 biomas diversos: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampas. Essa diversidade expõe a grande riqueza natural brasileira e a amplitude do nosso território, que abrange do tropical úmido ao semi-árido, e da mata rasteira e arbustiva às florestas densas.



Sucessão Ecológica


É a alteração gradual, ordenada e progressiva em um ecossistema devido à ação de fatores ambientais sobre os indivíduos lá presentes e sua consequente reação. É a constante mudança do sistema até o alcance do equilíbrio ou ápice, denominado clímax.
Ela pode ser classificada conforme a origem e o caminhar da sucessão. Se o processo iniciou de substratos completamente ausentes de matéria orgânica (via ou morta), ela é primária. Caso contrário, é considerada secundária. Quanto às forças que ocasionam o processo, se forem decorrentes do próprio sistema, ela é autogênica. Se as forças forem externas (incêndios, processos geológicos, tempestades), ela é alogênica.
Abaixo há um exemplo de sucessão geológica:














Fluxo de energia


O Sol é responsável pela existência da vida na terra porque as suas radiações aquecem o solo, a água e o ar criando condições favoráveis a vida.Sendo que sua energia é transportada de ser para ser vivo.
A luz solar também é percebida pelas algas e plantas que a utilizam na fotossíntese, assim abastece através de energia todos os ecossistemas terrestres.
Ou seja,toda a energia de todos os seres vivos é vinda principalmente do Sol, sendo este então o grande responsáve
l pela existência de vida na terra.

Pirâmide de energia


A energia é tranportada da seguinte forma: energia do sol → indivíduos autótrofos → indivíduos heterótrofos.
Isso mostra que a energia do sol é transportada dos indivíduos produtores (utilizando-a na fotossíntese por exemplo) para os consumidores através de cadeias Alimentares.
EX:



A transferência de energia ao longo das cadeias alimentares segue uma só direção. A cada nível trófico, parte da energia que ingressou na cadeia alimentar é desperdiçada nas atividades vitais.Isso quer dizer que os produtores consomem grande parte dessa energia que foram fixadas por eles na fotossíntese,sendo que pequena parte dessa energia será passada para os consumidores primários,e assim sucessivamente.
Resumindo - Os produtores sempre terão maior biomassa do que os consumidores.


Produtividade


É o total de energia luminosa captada pelos autótrofos constitui a chamada produtividade primária bruta (A). Uma parte desta energia será usada para cobrir as necessidades básicas de sobrevivência (R). O montante que sobra será a produtividade primária líquida (P). Temos, assim, que: P = A - R.

0 comentários:

Postar um comentário