Bio Blog

Chega mais, perna.

O médico Karl Landsteiner , no século XX , verificou a existência de uma incompatibilidade sanguínea entre certas pessoas.
Karl e seus ajudantes classificaram o sangue humano em quatro tipos , A,B, AB e O.
Ele concluiu que a incompatibilidade entre os grupos sanguíneos é devido a uma reação imunológica entre substanciais desenvolvidas no plasma sanguíneo ( aglutininas) e substanciais presentes na membrana das hemácias (aglutinogênios ).



A descoberta do grupo sanguíneo foi importante , pois permitiu realizar transfusões de sangue apenas em pessoas compatíveis .
Pessoas do grupo sanguíneo AB são receptores universais pois não têm aglutinina no plasma.
Pessoas do grupo sanguíneo O são doadores universais pois não possuem aglutinogênios ( A ou B).



Os quatro fenótipos do sistema sanguíneo ABO são determinados por um gene com três formas alélicas , portanto , um caso de alelos múltiplos. Os três alelos do gene são denominados IA , IB e I.


Descoberta do sistema Rh


Na década de 1940 ,Karl e seu grupo descobriram um novo sistema de grupos sanguíneos na espécie humana , chamando-o de sistema Rh.
O Rh positivo tem o fator Rh em suas hemácias . O Rh negativo é para indicar a ausência do fator Rh em suas hemácias.
O fator Rh é importante na transfusão de sangue e na gravidez da mulher .
Um exemplo da importância do Rh na gravidez é a Eritroblastose fetal que é uma doença em recém-nascidos com sangue do tipo Rh+ , cujp a mãe é Rh – e já foi sensibilizada (pessoa que recebe em sua circulação sanguinea ,hemácias portadoras do fator Rh +) para produzir anticorpos anti.Rh , sejá por filhos anteriores positivos ou por trasfusao de sangue Rh+.

Biologia: Polialelismo (parte 1/2)



Biologia: Polialelismo (parte 2/2)



Fator Rh

0 comentários:

Postar um comentário