Bio Blog

Chega mais, perna.

Reino de seres vivos formado pelos protozoários, organismos heterotróficos que adquirem seus alimentos por absorção ou por ingestão; e algas fotossintetizantes.

No geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção.

Antes esse grupo era subdividido em quatro filos distintos, de acordo com a estrutura locomotora.Atualmente são considerados cerca de dezesseis filos cujas relações filogenéticas ainda não estão bem compreendidas.

Devida a complexa caracterização desses filos, com base na comparação entre as seqüências de bases nitrogenadas do RNA e DNA, bem como da ultra-estrutura celular, os protozoários são classificados em:

Protozoários amebóides – deslocando-se e capturando alimentos através de pseudópodes. Na classificação conhecido como Filo Sarcodina; e na moderna reúne cerca de cinco filos.

Protozoário flagelado - locomoção e obtenção de alimentos a partir de batimento flagelar. Antigamente tratados como um único filo (Flagelata ou Mastigophora); hoje considerados em oito filos com características próprias.

Protozoários ciliados – que se deslocam ou obtêm alimentos por meio de cílios. Esse é o único grupo que mantêm a classificação tradicional.

Protozoários esporozoários – não possuem estrutura especial para locomoção, mas utilizam de flexões ou deslizamento do corpo. Atualmente existem dois filos, antigamente estudados dentro de um único filo (Sporozoa).

Image Hosted by ImageShack.us

0 comentários:

Postar um comentário